domingo, 6 de fevereiro de 2011

sangue na serra crime e castigo 2

Sangue na Serra Crime e Castigo

Filme com roteiro e direção de  Geraldo Queiroz
A história se passa em 1859, tendo como palco a cidade de Guaraciaba do norte-CE, o fato abordado no filme é contado nos livros e registros da cidade que na época era chamada de Vila de Campo Grande. O ocorrido se deu em uma época em que o Brasil dependia da mão de obra dos escravos trazidos da África, e os índios estavam perdendo suas terras para os fazendeiros de café. A intolerância racial e social era forte.

Neste período turbulento, chega nesta cidade vindo do maranhão um frei, que por não ter características de um homem branco, logo é vitima de preconceito pela população local. Em determinado momento da historia ao exercer sua autoridade eclesiástica para dispersar uma turba, é vitima de humilhação física e moral, sendo inclusive arrastado pelas ruas da cidade e é enclausurado em uma cela, destituído das vestes, tendo como único defensor um heróico sargento do exercito que havia participado de algumas guerras civis, e que também havia chegado a localidade.

O filme aborda um tema que até hoje gera controvérsias que é a questão do racismo e a questão indígena no Brasil, o filme que possivelmente será tema de estudo pois também lida com um Brasil, recém emancipado da coroa Portuguesa, governado por D.Pedro II. Conta ainda com a participação do personagem de Antonio Vicente Mendes Maciel (Vulgo Antonio Conselheiro) aos 29 anos quando passou por esta região.
O filme mostra um Brasil lutando para se tornar, de fato, independente do domínio português e se firmar como uma nação com identidade própria. Para maior aceitação pública foram acrescidas cenas fictícias de suspense, drama, aventura e um toque de comédia o que tornará o filme agradável a todos os gostos.
Vale lembrar que alguns fatos relatados foram extraídos dos livros da cidade e depoimentos de moradores antigos da cidade e descendentes de testemunhas oculares.

Teremos como participação de elenco os filhos de Guaraciaba e demais convidados que aceitem participar desse drama real acontecido aqui na Serra da Ibiapaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário